A trilha do Morro Dois Irmãos é outra forma fantástica de conhecer o melhor que o Rio tem para nos dar, além da praia e das caipirinhas. É neste Morro que fica a favela do Vidigal, uma comunidade que tem atraído a atenção de muitos artistas, celebridades e turistas. É a melhor trilha do Rio, com uma vista incrível e, no fim, ficamos com uma experiência inesquecível no currículo!
Entre o mar e a montanha, no meio de dois bairros de luxo – Leblon e São Conrado – encontramos o Morro Dois Irmãos e o Vidigal.
Juntos formam um lugar mais do que especial, onde a beleza se cruza com a arte, a cultura, a gastronomia e o melhor: os moradores, que fazem toda a diferença.
Graças à pacificação da favela do Vidigal, a trilha do Morro Dois Irmãos ficou acessível a todos e tem sido muito procurada pelos turistas que gostam de natureza, desportos e panorâmicas óptimas da cidade!
O Vidigal em si é um lugar mítico e incrível pelo exemplo de luta, pela produção cultural e pela vida em comunidade. Segundo uma estimativa local, alberga cerca de 50 mil moradores, que entre a conquista e a força de vontade fazem deste um local singular no Rio.
Portanto, começamos às 8h da manhã. O nosso passeio foi conduzido por experientes guias locais do Vidigal com toda segurança e tranquilidade possível. Para chegar lá a viagem foi de Moto Táxi, muito divertido!
Depois de chegarmos ao destino, foi-nos apresentado o grupo e a pessoa que nos ia conduzir nesta experiência.
A guia Ana Lima, responsável pela Trilha Dois Irmãos, é formada em Administração de Empresas e nascida no Vidigal. Desde a adolescência que a sua grande paixão é subir ao topo da pedra, então decidiu criar este trabalho e agora leva ao Morro os amigos e turistas que queiram descobrir as belezas naturais e culturais do Vidigal.
O roteiro completo demora cerca de 4h30, dependendo do ritmo do grupo. São cerca de 1.5km de trilha e, na volta, o grande prazer é descer a pé pelo Vidigal, contactar com os locais e ver todas as casinhas, a arte de rua, o comércio. Enfim, em cada canto uma descoberta que vamos documentando em memórias… e em fotografia!
O primeiro miradouro conquistou-nos de imediato! É de lá que vemos a Rocinha (considerada a maior favela da América Latina) e a Pedra da Gávea atrás da Praia de São Conrado.
Uma sensação incrível, uma panorâmica do Rio de tirar o fôlego a turistas e a cariocas!
Chegando ao pico, a paisagem é fora de série, um verdadeiro privilégio! Conseguimos ver a Zona Sul da cidade (Leblon, Ipanema, Lagoa, Cristo), a Floresta da Tijuca, a Rocinha, o Vidigal, as Ilhas Cagarras, Niterói e o oceano estendido pelo horizonte fora…
Vemos a cidade maravilhosa a 360 graus, vemos os morros e as ilhas próximas. Tanta beleza junta a nossos pés!
Depois chegou a hora de descer a dita favela do Vidigal para conhecermos a carismática comunidade!
Pelo caminho fomos comendo os famosos sacolés de fruta da Leka, muito populares ali no Morro e com fama de serem os melhores sacolés do mundo. Refrescantes e deliciosos!
No final, convém terem um biquíni na mala, porque a visita acaba na Praia do Vidigal. 🙂 Esta praia fica na encosta do morro Dois Irmãos, junto do Vidigal e do Hotel Sheraton.
Depois de um mergulho naquele mar maravilhoso, voltamos a subir de Moto Táxi e fomos encher o estômago!
O almoço foi no Bar da Laje, orgulhosamente colocado em pleno Vidigal, mesmo lá em cima, no Mirante do Arvrão.
Inauguraram a casa em Maio de 2014 e o sítio está demais. Vista sensacional e boa comida (a escolha foi a feijoada e os bolinhos de feijoada), o que mais poderíamos querer?
A equipa do Bar da Laje 🙂
É imprescindível levarem água para aguentarem bem a caminhada e calçado adequado porque há zonas em que o solo é arenoso e e pode ser escorregadio.
Conforme já foi dito, fizemos a trilha com a Ana Lima, moradora do Vidigal, e recomendamos totalmente o serviço dela. Podem obter mais informações através deste site. Na foto estão os dois amigos brasileiros que nos acompanharam nesta aventura, o Marcos e o Carlos. Gente simpática!E como dizia Gilberto Gil: “o Rio de Janeiro continua lindo”!
Fiquem por aí… Conectados!
Sem comentários