América do Sul Viagens

Relatos do Rio de Janeiro #6 – Trilha Dois Irmãos e Vidigal

Maio 12, 2016
Trilha Dois Irmãos

Trilha Dois Irmãos

A trilha do Morro Dois Irmãos é outra forma fantástica de conhecer o melhor que o Rio tem para nos dar, além da praia e das caipirinhas. É neste Morro que fica a favela do Vidigal, uma comunidade que tem atraído a atenção de muitos artistas, celebridades e turistas. É a melhor trilha do Rio, com uma vista incrível e, no fim, ficamos com uma experiência inesquecível no currículo!

Entre o mar e a montanha, no meio de dois bairros de luxo – Leblon e São Conrado – encontramos o Morro Dois Irmãos e o Vidigal.
Juntos formam um lugar mais do que especial, onde a beleza se cruza com a arte, a cultura, a gastronomia e o melhor: os moradores, que fazem toda a diferença.

Graças à pacificação da favela do Vidigal,  a trilha do Morro Dois Irmãos ficou acessível a todos e tem sido muito procurada pelos turistas que gostam de natureza, desportos e panorâmicas óptimas da cidade!

O Vidigal em si é um lugar mítico e incrível pelo exemplo de luta, pela produção cultural e pela vida em comunidade. Segundo uma estimativa local, alberga cerca de 50 mil moradores, que entre a conquista e a força de vontade fazem deste um local singular no Rio.
Trilha Dois IrmãosPortanto, começamos às 8h da manhã. O nosso passeio foi conduzido por experientes guias locais do Vidigal com toda segurança e tranquilidade possível. Para chegar lá a viagem foi de Moto Táxi, muito divertido!
VidigalDepois de chegarmos ao destino, foi-nos apresentado o grupo e a pessoa que nos ia conduzir nesta experiência.

A guia Ana Lima, responsável pela Trilha Dois Irmãos, é formada em Administração de Empresas e nascida no Vidigal. Desde a adolescência que a sua grande paixão é subir ao topo da pedra, então decidiu criar este trabalho e agora leva ao Morro os amigos e turistas que queiram descobrir as belezas naturais e culturais do Vidigal.

O roteiro completo demora cerca de 4h30, dependendo do ritmo do grupo. São cerca de 1.5km de trilha e, na volta, o grande prazer é descer a pé pelo Vidigal, contactar com os locais e ver todas as casinhas, a arte de rua, o comércio. Enfim, em cada canto uma descoberta que vamos documentando em memórias… e em fotografia!
Trilha Dois Irmãos
Trilha Dois Irmãos
TrilhaO primeiro miradouro conquistou-nos de imediato! É de lá que vemos a Rocinha (considerada a maior favela da América Latina) e a Pedra da Gávea atrás da Praia de São Conrado.

Uma sensação incrível, uma panorâmica do Rio de tirar o fôlego a turistas e a cariocas!
Trilha Dois Irmãos
Trilha
Trilha Dois Irmãos
Trilha Dois Irmãos
Trilha Dois IrmãosChegando ao pico, a paisagem é fora de série, um verdadeiro privilégio! Conseguimos ver a Zona Sul da cidade (Leblon, Ipanema, Lagoa, Cristo), a Floresta da Tijuca, a Rocinha, o Vidigal, as Ilhas Cagarras, Niterói e o oceano estendido pelo horizonte fora…

Vemos a cidade maravilhosa a 360 graus, vemos os morros e as ilhas próximas. Tanta beleza junta a nossos pés!
Trilha Dois Irmãos
Trilha Dois Irmãos
Trilha Dois Irmãos
Trilha Dois IrmãosDepois chegou a hora de descer a dita favela do Vidigal para conhecermos a carismática comunidade!
Vidigal
Vidigal
Trilha Dois Irmãos
Trilha Dois Irmãos
Vidigal
Vidigal
Vidigal
Vidigal
Vidigal
Vidigal
VidigalPelo caminho fomos comendo os famosos sacolés de fruta da Leka, muito populares ali no Morro e com fama de serem os melhores sacolés do mundo. Refrescantes e deliciosos!
Vidigal
Vidigal
Vidigal
Vidigal
Vidigal
Vidigal
VidigalNo final, convém terem um biquíni na mala, porque a visita acaba na Praia do Vidigal. 🙂 Esta praia fica na encosta do morro Dois Irmãos, junto do Vidigal e do Hotel Sheraton.Trilha Dois Irmãos
Trilha Dois IrmãosDepois de um mergulho naquele mar maravilhoso, voltamos a subir de Moto Táxi e fomos encher o estômago!

O almoço foi no Bar da Laje, orgulhosamente colocado em pleno Vidigal, mesmo lá em cima, no Mirante do Arvrão.

Inauguraram a casa em Maio de 2014 e o sítio está demais. Vista sensacional e boa comida (a escolha foi a feijoada e os bolinhos de feijoada), o que mais poderíamos querer?
Bar da Laje
Bar da Laje
Bar da Laje
Bar da laje
Bar da Laje

Bar da LajeA equipa do Bar da Laje 🙂

É imprescindível levarem água para aguentarem bem a caminhada e calçado adequado porque há zonas em que o solo é arenoso e e pode ser escorregadio.

Conforme já foi dito, fizemos a trilha com a Ana Lima, moradora do Vidigal, e recomendamos totalmente o serviço dela. Podem obter mais informações através deste site. Na foto estão os dois amigos brasileiros que nos acompanharam nesta aventura, o Marcos e o Carlos. Gente simpática!Trilha Dois IrmãosE como dizia Gilberto Gil: “o Rio de Janeiro continua lindo”!

Fiquem por aí… Conectados!

Também poderá gostar

Sem comentários

Deixe um comentário