Salpoente. Fica em Aveiro e querem ser “o melhor restaurante de Bacalhau em Portugal”.
O Salpoente tem uma estrutura bastante interessante e segue a arquitectura típica da cidade. Comecemos por aí. O restaurante reúne dois antigos Armazéns de Sal num único espaço, sendo que os armazéns são património histórico de Aveiro. Se fosse uma pessoa podíamos descrevê-lo como sendo charmoso e tranquilo. O cliente dispõe de vários espaços intimistas, com uma decoração em tons de vermelho, amarelo e preto.
A peça de decoração entre os dois cadeirões é da marca portuguesa Boca do Lobo
A nossa visita ao restaurante foi no âmbito da Restaurant Week, que decorreu de 25 de Fevereiro a 6 de Março. Dos 20 euros pagos por cada refeição, um euro reverte a favor de duas instituições de solidariedade, a Acreditar e a Corações com Coroa.
Portanto, a nossa refeição começou por um couvert composto por pão variado e azeite, manteigas, azeitonas aromatizadas. Seguiu-se um delicioso queijo chèvre com doce de morango, as boas-vindas do Chef que nós apreciámos muito. Voltámos a ser simpaticamente abordadas pelo staff que nos trouxe tártaro de salmão perfumado com cebola roxa, pickles de pepino, creme fraiche e ovas de salmão. O prato principal foi um delicioso bacalhau à Brás com camarão, molho de camarão, emulsão de bacalhau e pó de azeitona.
Queijo chèvre com doce de morango
Tártaro de salmão perfumado com cebola roxa, pickles de pepino, creme fraiche e ovas de salmão
Bacalhau à Brás com camarão, molho de camarão, emulsão de bacalhau e pó de azeitona
Por fim, a sobremesa que se chama “homenagem às Natas do Céu” e é nada mais, nada menos que as tradicionais natas do céu guarnecidas com ovos-moles e frutos vermelhos. Uma mistura muito interessante!No restaurante Salpoente há, portanto, uma recriação da cozinha portuguesa servindo pratos que tanto têm de tradicional como de gourmet, sob a orientação do vencedor do concurso “Revolta do Bacalhau” em 2011, o Chef Duarte Eira.
O restaurante disponibiliza ainda uma sala privada para até oito pessoas com serviço exclusivo, reservada por marcação. Gostámos do pormenor de o tampo da mesa ser o mapa-múndi.
Altamente recomendado! Não fiquem em casa.
Onde fica? Cais de São Roque, 83. 3800-256 Aveiro
Sem comentários