África Viagens

Roteiro Marraquexe – dia 2

Outubro 15, 2017
Marraquexe

Apenas para relembrar: este post vem na sequência deste aqui. Hoje vamos aqui relatar o segundo dia em Marraquexe, a Cidade Vermelha que é frenética e viciante! Acompanham-nos?
Marraquexe
Marraquexe
O segundo dia em Marraquexe começou pela visita à escola islâmica Ben Youssef, que fica junto à famosa Mesquita de Ben Youssef, considerada a a maior madraça de Marrocos e está documentado que a construção remonta ao século XIV. Está aberta ao público, a entrada custa apenas 20dhm (cerca de 2€) e é interessante para quem quer saber mais sobre a educação, a arquitectura e a arte árabes. Ao longo da visita fomos percebendo que aqui os estudantes memorizavam o Alcorão, especializando-se nos assuntos religiosos e fomo-nos deparando com alguns dos 132 quartos, de aspecto austero, que ocupam o piso térreo e o primeiro andar. Depois chegámos ao pátio interior que é algo de absolutamente fantástico e belo!

MarraquexeNos corredores estreitos encontram retratos e inscrições.
Marraquexe
Marraquexe
MarraquexePredominam o gesso, a cerâmica, o mármore e a madeira, nos tons de azul, verde, branco e preto.

Aqui perto fica a Qubba Almorávida mas não conseguimos visitar por estar em obras de restauração.

De seguida, fomo-nos perder mais um pouco pelos souks e ruelas que, para quem gosta de pormenores, são uma perdição, até que chegou a hora de almoço. Esperava-nos o terraço do Café des Épices, com uma bela vista para a Praça principal e com chuveirinhos de água que nos ajudam a refrescar. Almoçamos uma sanduíche de frango. A relação qualidade-preço é muito boa!

Souk Marraquexe

MarraquexeEm Marraquexe, encontra-se todo o tipo de negócios, em todas as portas e portões pelas ruas fora.
Marraquexe
Marraquexe
Marraquexe
Marraquexe
Marraquexe
Marraquexe
MarraquexeO rooftop do Café des Épices tem uma vista panorâmica e é um sítio muito bom para almoço ou jantar.
Marraquexe

De seguida, passamos pela Praça Jemaa el-Fna e rumamos em direcção ao Museu Dar Si Said, cuja entrada custa 10dhm. Foi a  a residência de Si Said, irmão do vizir Bou Ahmed e agora funciona como Museu das Artes Marroquinas. Tem dois andares e vários pátios e merece a visita!
Marraquexe
Marraquexe
Marraquexe
Marraquexe
Marraquexe

Fomo-nos refrescar ao Café Kif-Kif, próximo da mesquita Koutoubia, a maior de Marraquexe com a sua bela torre de 69 metros de altura. Como qualquer mesquita não aceita a entrada de não muçulmanos, o que é uma pena, só a podemos apreciar de fora. Fomos dar uma volta, tens uns jardins em torno da Koutoubia que acolhem várias famílias marroquinas ao final do dia, que por lá passeiam e brincam com as crianças.
Marraquexe
Marraquexe
Marraquexe

Já mais frescos fomos descansar até ao nosso riad e, nessa noite de Domingo, escolhemos jantar no Atay Cafe, a cerca de 4 minutos a pé do nosso alojamento. O terraço tem uma vista 360º e foi tocante ouvir a partir daqui a chamada para a reza, um momento arrepiante que aqui teve outro impacto, talvez por se conseguir avistar várias mesquitas à volta e o sol estar nesse momento a pôr-se. Indescritível!
Neste espaço não servem álcool. Nós optámos por experimentar kefta e pastilla de frango.
Marraquexe

Esta viagem tem continuação, fiquem atentos! 🙂

Também poderá gostar

2 Comentários

  • Reply Liliana Ferreira Outubro 15, 2017 at 9:56 pm

    Que cores lindas e os ladrilhados(?) acho mesmo fascinantes.
    Pena realmente não poder visitar a mesquita…
    Mas parece ter sido uma bela viagem 🙂

    • Reply Double Trouble Outubro 16, 2017 at 7:25 am

      É lindíssimo! As mesquitas só podem ser vistas por fora, mas esta madraça é qualquer coisa de fantástico…!

      Beijinho *

    Deixe um comentário