Hoje foi dia de fazer uma free walking tour de três horas pelo centro histórico do Rio de Janeiro. Os guias “Amarelinhos” da Cinelândia (como são conhecidos) levam-nos a descobrir lugares turísticos do centro como a Catedral Metropolitana, a deliciosa Confeitaria Colombo, a escadaria Selarón, os Arcos da Lapa e muito mais! E porque o Brasil não é só futebol, praia e caipirinha, vamos conhecer um pouco da história do Rio? 🙂
O ponto de encontro é em frente ao Teatro Municipal. Partimos às 9h30 com um grupo muito animado, liderado pelo guia José (carismático e bastante informado), que nos contou a história dos sítios pelos quais íamos passando.
Aprendemos sobre a formação da cultura e do povo brasileiro. Tivemos tempo de fotografar os locais com calma. Tudo isto de forma informal, divertida e com muita interacção! As visitas estão disponíveis em três línguas: português, espanhol e inglês.
A Catedral Metropolitana, que já recebeu o Papa João Paulo II e o Papa Francisco, é motivo de polémica entre o povo brasileiro pelo facto de a infraestrutura ser demasiado diferente, parece um cone.
A Confeitaria Colombo faz parte da história do Rio, é património cultural e artístico da cidade. Foi fundada em 1894 e é uma das casas comerciais mais respeitadas do país. O edifício é lindíssimo, desde a fachada antiga até ao salão térreo e ao superior!
Sobre a escadaria Selarón já aqui falámos. O local tem uma história ímpar de dedicação por parte de um artista chileno radicado no Brasil: Jorge Selarón. O passeio incluiu também uma visita aos Arcos da Lapa, com a sua arquitectura peculiar.
O passeio termina na Praça XV, sendo que o nome da praça é em homenagem ao dia da Proclamação da República. É um dos locais mais antigos do Rio, já foi o principal porto de desembarque dos governadores dos tempos coloniais.
Localizada na Praça XV está a Igreja do Carmo, no seu estilo rococó. Segundo o nosso guia, o interior desta igreja guarda ainda os resíduos mortais de Pedro Álvares Cabral.
Tal como em outras cidades, o passeio é gratuito, mas no final devemos gratificar o guia (que é voluntário!) com o valor que acharmos justo. Podem saber mais sobre estas visitas aqui.
Totalmente recomendado para quem vai ao Rio de Janeiro! 🙂
2 Comentários
Ola :))
Podes dizer-me de onde são os teus calções? Calçado ZARA certo?
Obrigada, boa viagem, beijinho
Olá Inês!!
Ora bem os calções de ganga, o calçado e o top são da pull and Bear !
Beijinhos!