Estivemos no workshop As 1001 Maneiras de Brilhar com Quinoa, organizado pela Biobrassica. Apresentado pela Chef Sara Oliveira, aprendemos vários truques, receitas para entradas, pratos principais e sobremesas. E adivinhem… Trouxemos todo esse material até vocês! 😉
A quinoa é uma planta originária dos Andes que concebe um grão extraordinariamente importante para a nossa alimentação. Quem ainda não o usa, não sabe o que está a perder. Como não contém glúten é uma excelente alternativa aos cereais mais comuns, sendo que tem ainda o benefício de ser de digestão fácil. Rica em fibras e proteínas, é o único alimento vegetal com todos os aminoácidos essencias, oligoelementos e vitaminas. Querem melhor?
Aqui foi-nos dado a provar quinoa com algas de produção biológica: deliciosa!
Tiramos todos os apontamentos necessários para reproduzirem as receitas lá em casa, não há desculpas 😉
Lollipop de frango com alface e queijo no interior
De seguida, passamos o lollipop numa maionese especial e a quinoa frita adere ao frango: crocante e delicioso!
Começando pelas entradas, a Chef Sara Oliveira (que trabalha no Ocean Restaurant, o restaurante algarvio premiado com duas estrelas Michelin) ensinou como preparar uma deliciosa salada de quinoa com legumes e ainda um Lollipop de frango com alface e queijo.
A salada de quinoa foi a entrada que mais gostamos. Portanto, deixamos aqui a receita, pelas mãos da Chef Sara Oliveira.
Ingredientes:
– Quinoa cozida (2 chávenas de água para cada chávena de quinoa)
– Cenoura em cubos pequenos
– Beringela em cubos pequenos
– Courgette em cubos pequenos
– Milho em cubos pequenos
– Pimento vermelho em cubos pequenos
– Sal q.b.
– Pimenta q.b.
– Caril
– Azeite
Preparação:
Num sauté já aquecido colocar azeite para saltear os legumes por ordem de dureza, ou seja, primeiro a cenoura, depois, e por esta ordem: courgette, beringela e pimento vermelho. Temperar com sal, pimenta e caril a gosto. Envolver a quinoa previamente cozida com os legumes e rectificar os temperos. Pode também acrescentar-se milho cozido. Servir acompanhado com rúcula ou alface e queijo fresco.
Aqui estão os legumes que vão dar cor e sabor à salada de quinoa
A salada de quinoa empratada com rúcula e ananás
O prato principal foi um maravilhoso risotto de quinoa com cogumelos Shiitake e espargos. Falta saber se em casa vai ficar igualmente divinal 😉
Ingredientes:
– Quinoa
– Cogumelos Shiitake
– Caldo de legumes previamente feito
– Espargos
– Queijo parmesão
– Vinho branco
– Manteiga
– Natas
– Sal q.b.
– Pimenta q.b.
Preparação:
Antes de se começar a cozinhar o risotto deve ter-se já pronto um caldo de legumes para se ir juntando. Colocar azeite num tacho e juntar os legumes escolhidos (cebola, alho francês, cenoura, aipo e cogumelos) aos pedaços, deixar apurar e levantar fervura. Acrescentar água a ferver e deixar durante algum tempo ao lume.
Saltear os cogumelos em azeite, temperar com sal e pimenta. De seguida, saltear os espargos cozidos em azeite, temperar com sal e pimenta. Reservar.
Começa-se então a cozinhar o risotto de quinoa. Lava-se bem a quinoa primeiramente e deixa-se escorrer. Num tacho largo colocar cebola partida, deixar puxar e juntar vinho branco e reduzir a temperatura. Acrescentar a quinoa e o caldo previamente feito aos poucos, mexer sempre em movimentos circulares. Juntar os cogumelos e os espargos. Em lume brando, acrescentar manteiga, natas e o queijo parmesão. Decorar o prato com flor centaurea.
Et voilà, o risotto preparado e servido pela Chef Sara Oliveira
Por fim, a Chef fechou o workshop com chave de ouro, uma sobremesa de ir aos céus – bolo de cacau e quinoa.
Ingredientes:
– 4 ovos
– 165g açúcar mascavado
– 530g quinoa cozida
– 100ml leite de soja
– 110ml óleo girassol
– 1 colher de sopa de cacau em pó
– 100g chocolate negro
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 1 colher de chá de fermento sem glúten
– 1 pitada de sal
Preparação:
Juntar os ovos e o açúcar mascavado e bater até se obter uma massa fofa, sempre no mesmo sentido, em movimentos circulares. Acrescentar o leite de soja e a essência de baunilha e bater novamente. Juntar o chocolate negro derretido com o óleo de girassol e continuar a bater a mistura obtida. Acrescentar o cacau em pó e o fermento e bater novamente. Por fim, envolver a quinoa previamente cozida.
De seguida, untar uma forma com óleo de girassol e levar ao forno a 180º graus, durante cerca de 40 minutos.
Bolo de cacau e quinoa feito com produtos biológicos
Como se isto não bastasse, ainda nos foi apresentado como fazer um coulis de frutos vermelhos:
Num woak colocar 250g de frutos vermelhos congelados e deixar aquecer para libertar o sumo. De seguida, juntar açúcar a gosto para fazer a calda, juntamente com água. Para intensificar o sabor, pode adicionar-se casca de limão ou pau de canela ou baunilha. Acrescentar mais 3 colheres de sopa de açúcar e deixar caramelizar, por cerca de 5 minutos. No fim, ralar até ficar uma mistura líquida.
A Chef Sara a mostrar qual a consistência ideal do coulis de frutos vermelhos
No fim, é só desenformar o bolo e servir o coulis de frutos vermelhos ao lado, de modo a que cada um se sirva da quantidade de desejada. Todos os produtos usados na confecção dos pratos são vendidos na Biobrassica.
Podemos juntar uma bola de gelado e ainda mais um bocado de quinoa frita para ficar perfeito
Ficaram fãs? As fotografias falam por si, mas acreditem que o sabor era ainda mais extraordinário!
O workshop decorreu este Sábado, dia 16 de Janeiro, nas instalações da Biobrassica, em Braga. A loja está no mercado há 11 anos e é especializada na venda de produtos de Agricultura Biológica, sendo que disponibiliza já a venda online. Posteriormente iremos dar a conhecer melhor este espaço.
2 Comentários
Meninas este post foi de babar! Já tinha curiosidade de experimentar alguma coisa com quinoa mas agora já tenho a motivação necessária! Obrigada! Há e como é um alimento tão completo pode ser utilizado nas dietas!
Sim, a quinoa é realmente um super alimento 😉 Melhor do que aprender foi provar estas delícias pelas mão da Chef Sara!