Lifestyle

Pernas cansadas e pesadas: como aliviar?

Abril 22, 2020
Pernas cansadas

Ora, hoje falemos de algo mais sério e que, provavelmente, também vos afecta, tal como a mim: pernas cansadas e pesadas.

Eu tenho notado que cada vez mais sofro deste mal, e estar mais em casa não tem ajudado uma vez que é mais difícil manter-me ativa e ao fim do dia as minhas pernas ressentem-se. Este desconforto já me acompanhava na minha rotina antes de tudo isto, talvez pelas horas que passava no avião, no tempo que passava em pé nas sessões fotográficas, sentada ao computador, ou até pela idade. Bem, o motivo (ou conjugação de motivos) ao certo eu não sei, mas sei que já há algum tempo que sinto as pernas mais cansadas e mais inchadas, sobretudo ao final do dia e em particular em dias mais quentes.

Como defendo que tudo na vida tem solução, fui pesquisar sobre o assunto (aqui). Descobri que, por norma, este é o sintoma mais comum de doença venosa, vulgarmente conhecida por muitos como ‘má circulação sanguínea das pernas’, um problema que afecta maioritariamente mulheres. Por isso, é realmente importante mantermos os cuidados ao longo do ano para nos sentirmos melhores e mais saudáveis.

Pernas cansadas

Sintomas

Descobri que além dos meus sintomas (pernas pesadas e inchadas), é possível sentir também dormência ou formigueiro, cãibras musculares ou comichão. Todos estes sintomas são mais sentidos na zona dos gémeos, tendendo a aumentar ao longo do dia e com o tempo quente. Além disso, é preciso ter em atenção que, regra geral, aumentam com a idade, já que as veias vão perdendo elasticidade e não se contraem com tanta facilidade.

Factores de risco

Também na minha pesquisa percebi que existem diferentes factores de risco que podem estar associados ao aparecimento dos sintomas da doença venosa. São eles:

  • Idade e genética
  • Excesso de peso
  • Comportamentos sedentários
  • Postura laboral (posições prolongadas sentadas ou em pé)
  • Manter as pernas cruzadas
  • Levantamento de pesos (>10kg para as mulheres, >25kg para os homens)
  • Roupas apertadas (cintos, calças apertadas, sapatos apertados, etc.)
  • Alguns desportos que exercem uma forte pressão nas válvulas das veia (ténis, squash, musculação, etc.)

Estes factores são comuns a ambos os géneros (masculino e feminino), sendo que no caso das mulheres podemos ainda acrescentar: sintomas pré-menstruais, pílula anticoncepcional e o número de gravidezes.

Soluções

  • Estilo de vida e alimentação saudáveis: prática regular de um desporto relaxante, duches com água morna, ter uma dieta equilibrada
  • Compressão médica (meias ou bandas): ajuda a prevenir o edema e promove a oxigenação dos tecidos.
  • Medicação com venoactivos: tipo de medicamento usado para melhorar a saúde vascular. São indicados para o tratamento de sintomas de doença venosa (pernas pesadas, dor, agitação).

Bons hábitos

Percebi que existem alguns bons hábitos que devemos adoptar para minimizar esta sensação de pernas pesadas, os quais partilho convosco:

  • Escolhe um desporto adequado: a marcha é o exercício mais benéfico para a circulação venosa, desde que praticada com calçado adequado. A contração dos músculos das pernas promove o fluxo ascendente do sangue para o coração. Exercícios de ginástica, ciclismo, dança e natação facilitam o retorno venoso.
  • Evita fontes de calor: por promover a dilatação venosa, deves evitar exposição ao sol em demasia, depilação com cera quente, sistemas de aquecimento, banhos quentes e saunas.
  • Mexe as pernas em todas as circunstâncias: se o teu trabalho exige que estejas em pé ou sentado por longos períodos, deves fazer pequenas pausas, caminhar ou mexer os pés em movimentos circulares por um curto período de tempo.
  • Utiliza vestuário apropriado: roupas muito apertadas comprimem as veias e impedem o retorno venoso. Dá preferência a roupas largas e fluídas e evita calças apertadas, cintas e cintos.
  • Diz ‘sim’ aos calçado confortável: sapatos de salto alto e sapatos rasos não permitem a pressão adequada para promover o retorno venoso. Idealmente, deves usar sapatos com saltos de cerca de 3 ou 4 cm.
  • Massaja as pernas: sempre que possível, massaja as pernas no sentido ascendente, desde os pés até à coxa.
  • Pede opinião médica: deves consultar o médico assim que sentires dor e peso nas pernas, tornozelos inchados ou detectes veias visíveis, para que a doença venosa crónica possa ser diagnosticada atempadamente e as respectivas medidas preventivas e tratamento possam ser indicados.

Lembrem-se que é importante prevenir e estar atentos aos primeiros sintomas, sendo que podem ver mais informações aqui. Não deixem o problema evoluir.

Pernas cansadas

Também poderá gostar

2 Comentários

  • Reply Paula Abril 29, 2020 at 5:53 pm

    Também sofro desse problema, com pernas pesadas e inchadas, que aliado, a isto, está a retenção de líquidos. De vez em quando costumo comprar um drenante para as pernas e misturar com água. Ajuda imenso.

  • Reply Sara Gabriela Coelho Maio 18, 2020 at 9:03 pm

    Sei tão bem que isto era, há anos que passo 12h do meu dia em pé… As dores, o inchaço e o desconforto são enormes. Tentei tudo, pomadas de farmácia, pôr as pernas para cima à noite, usar meias de compressão e nada.
    Até que uma amiga me sugeriu uma pomada natural e eu muito a medo e já desesperada, experimentei e estou super feliz com o resultado. Obrigada pelas dicas, é um assunto muito importante e que afecta muita gente.

  • Deixe um comentário