Lifestyle Restaurantes

É um Mito, mas na verdade existe mesmo!

Agosto 10, 2017
Mito Restaurante

Mito Restaurante
Mito RestauranteMito Restaurante
: o novo restaurante na Baixa do Porto que, com apenas um mês de vida, promete ser um sucesso de “bilheteira”. 

O nome vem da alcunha dada ao grupo de amigos de juventude do chef Pedro Braga que nem a universidade separou, como se fosse um mito! O conceito vem da paixão e vontade do chef em criar e abrir o seu próprio espaço, depois da passagem por sítios como Clérigos, Reitoria, Tenra.

Chef, dono e bom anfitrião, Pedro Braga recebe todos os dias (excepto Domingos e Segundas), ao jantar, quem por ali passa e fica curioso com a sala aberta voltada para a rua, mesmo em forma de convite.

Os pratos são o espelho da vida e experiência pessoal do chef. Entre combinações e recombinações tudo é novidade para o palato que fica desde logo à “espreita”. O ambiente despretensioso tem um toque pessoal, sendo que destacamos aqui a simplicidade dos guardanapos que são – nada mais, nada menos – que panos de cozinha, um pormenor que apreciámos. O Mito é, portanto, um restaurante para amigos, propõe a partilha à mesa através da sua carta bem apetrechada.
Mito Restaurante
Mito Restaurante
Mito Restaurante
Mito RestauranteNão se espantem se o prato principal vos for servido em travessas de inox. É assim mesmo. Quer-se que o cliente se sinta em casa, que usufrua de um ambiente descontraído, sem nós na gravata.

Ao fundo do restaurante surge o bar, que oferece (por enquanto, porque a ideia é variar e acrescentar!) dez cocktails de autor, com e sem álcool, pensados para cada momento da refeição. Adiantamos já que, pelo menos os sem álcool (aqueles que provámos), são realmente bons!

Vamos agora aos pratos que amavelmente nos preparam:

Mito RestauranteSopa fria de milho com camarão grelhado, pico-de-gallo, caril, lima e mel, uma entrada que nos remete para a América Latina
Mito RestauranteDeliciosos (e viciantes!) croquetes de peixe molhados num creme inspirado nos sabores do Vietname
Mito RestauranteEsta mistura entre quente e frio foi logo um óptimo começo
Mito RestauranteA melhor surpresa: cenoura assada acompanhada por grão de bico, queijo feta, cominhos e gelado de cereja
Mito RestauranteDois dos quatro maravilhosos cocktails que conhecemos
Mito RestauranteLinguado grelhado com lima, manteiga noisette, malagueta e alcaparras
Mito RestauranteAcompanha com batata e bimi
Mito RestauranteSobremesa nada expectável: Rabanada de Matcha, com xarope de ácer e gelado de bacon (sim, bacon!). E nós que nem gostamos de rabanada, mas estava uma delícia
Mito RestauranteCheesecake NY Style feito com nectarina e rum, que também recomendamos 🙂

A carta não termina aqui, tem muitas outras ofertas como o costeletão maturado (30 a 45 dias), os cogumelos shitake grelhados com molho yakitori e cebolete, bacalhau assado com húmus, polvo grelhado com puré de favas, funcho assado e jus, e tantas outras opções que tanto podem ser partilhadas como não. É à vontade do freguês.

Portanto, mais uma sugestão para um jantar a dois, a quatro, ou a quantos calhar! 🙂 O importante é ir, já sabem.

Onde fica? Rua de José Falcão, nº 183. Porto

Também poderá gostar

Sem comentários

Deixe um comentário