Recentemente passámos quatro dias na Madeira e adorámos o destino, por isso mesmo temos que o deixar aqui documentado, apesar de já o termos feito também no Instagram. Apenas estivemos no Funchal, a capital do arquipélago, mas deu para descansar e descobrir sítios para lá de bonitos. O nosso país é, de facto incrível!
Sobre o clima, e por ser temperado mediterrâneo, a Madeira tem um verão seco e que corresponde a cerca de cinco meses (de maio a setembro). Dada a sua posição no Atlântico, a ilha é caracterizada pelos altos índices de humidade, especialmente no interior, que é mais montanhoso. Também graças à influência do oceano, a ilha tem temperaturas amenas todo o ano, portanto não é um destino tipicamente sazonal.
Quanto a alojamento, nas primeiras noites ficámos no Galo Resort Hotel, no Caniço, concelho de Santa Cruz, um espaço eco-friendly junto ao mar com umas infra-estruturas de sonho. Aqui temos acesso directo ao mar, em que podemos inclusive fazer snorkeling e ver mantas, por ser uma zona que faz parte da reserva natural, e o hotel dispõe ainda de piscinas interior e exterior de água salgada. Aproveitámos e fomos dar um mergulho no mar.
Depois subimos ao Pico, mas o nevoeiro era tanto e estava tanto frio que não saímos do carro. Fomos então até a Ponta de São Lourenço, que é o ponto mais oriental da ilha, e fizemos metade da caminhada para conhecer esta zona. Metade porquê? Não foi por preguiça, estava a anoitecer e não queríamos ficar por ali à noite. Apesar de tudo, é um passeio que vale bem a pena.
Chegada a hora de jantar, comemos no maravilhoso restaurante Atlantis, que está inserido no hotel.
O nosso segundo dia no Funchal começou com um passeio de barco.
Fizemos este passeio de barco privado para conhecer melhor a Ponta de São Lourenço com os seus penhascos e água azul divinal!
O passeio foi realizado pela Rota dos Cetáceos, uma empresa que existe há mais de 10 anos e em que o dono foi responsável pela criação de uma lei para observação dos cetáceos! A sua missão é levar pessoas a observar golfinhos e baleias nos mares da Madeira.
Depois fomos até ao hotel onde estivemos durante a tarde e seguimos para o centro de Santana, sendo que aqui o objectivo ser visitar o Núcleo de Casas Típicas de Santana.
Sem comentários