O espaço está ali desde 1984, é o Lareira, na Baixa do Porto. Recuperado por um assumido apaixonado por tascas, especialmente as mais antigas da cidade, o restaurante serve sandes e tapas num ambiente acolhedor. Já conheciam? Não? Vamos a isto então…
Para os amantes de sandes e tapas, este é o spot ideal, que está bastante bem localizado e tem um excelente atendimento. O espaço foi modernizado, mas não perdeu nem a personalidade, nem o nome, nem a tradição associada!
A decoração do Lareira em si é tipicamente portuguesa (e portuense!), mantêm-se os candeeiros esmaltados, os bancos altos de madeira, o chão em azulejo com o xadrez verde e branco e a garrafeira a lembrar os tempos antigos. Um lugar acolhedor, portanto!
A comida, essa, é muito apetitosa e têm várias opções, quer em pão, quer em prato. Sugerimos que comecem por uma tábua de queijos ou de enchidos, já que são bem servidas e os preços são apelativos. Para quem gosta de sandes de pernil, por lá garantem que é a melhor da cidade (e nós comprovamos)! 😉 Mas há mais: há sandes com pão d’avó que podem ser recheadas de chanfana, alheira, alheira com ovo, rissol, prego, pernil, pernil e queijo da serra, patanisca e presunto, sendo que vêm sempre bem acompanhadas de batatas fritas. Podem ver as várias opções da ementa aqui.
Quanto a nós, escolhemos uma tábua de enchidos com queijo da serra, curado e cabra, chouriço paio o presunto. De seguida, deliciamo-nos com um prego no pão com ovo, sandes de pernil com queijo da serra que estavam suculentas e destacamos aqui o pão, que nos conquistou. E não nos escapou ainda o pica-pau (com carne e enchidos de qualidade superior), servido com um molho intenso, sabor a mostarda, realmente bom! Para regar este petisco, pedimos sangria (copo a 1.90€)… E que boa estava!
Por fim, a sobremesa: algo típico de Aveiro, a tripas de ovos e ainda uma nova vertente: tripas de chocolate. É fácil encontrarmos também por lá bolachas e cones doces, simples com chocolate ou ovos moles.
O espaço em si tem capacidade para cerca de 28 pessoas, sendo que cabem mais dez ao balcão. Mas para quem vai com o espírito até se come de pé e junto ao balcão. Afinal de contas, era assim que antigamente se fazia! 😉
Uma curiosidade engraçada: o Lareira está incluído na rota dos Caminhos de Santiago como espaço de acolhimento a peregrinos que por ali passam. 🙂
Às Sextas e Sábados têm as portas abertas até à uma da manhã. Estão à espera de quê?
Onde fica? Rua das Oliveiras, nº 8. Porto
Sem comentários