América do Norte Viagens

Descobrir Tulum – Cenotes

Junho 13, 2018

O terceiro dia no México começou bem cedo para irmos aos cenotes sem ter muita gente. Às 8h30 lá estávamos nós no Gran Cenote, uma das maiores atracções da Riviera Maya.

Cenote é um tipo de gruta que se enche com a água de chuva e que forma poços. No México, entre Cancún e Tulum, existem vários cenotes, sendo que os mais populares são o Cenote dos Ojos e o Gran Cenote.

Para o povo maia, os cenotes eram um local sagrado. Hoje em dia, são um dos pontos turísticos mexicanos de maior destaque e é giro mergulhar, nadar, apanhar sol… Explorar basicamente. Vimos muitas tartarugas e é super giro estar ali no meio da Natureza.
Cenotes
Cenotes
Depois fomos até ao Cenote Calavera, muito mais emocionante, não vou explicar o porquê… têm de ir lá e saltar!

Neste cenote mistura-se água doce e água salgada, provocando uma visão um pouco baça. Chama-se haloclina a este fenómeno que acontece devido às diferentes propriedades de refracção da luz e que fica parecido com óleo na água, como podem ver na fotografia abaixo.

Depois a ideia era seguimos para Cobá, fica a 1h30 de Tulum e queríamos subir as ruínas. Quando chegámos lá estavam tantos autocarros de turistas que desistimos e fomos almoçar a um hotel que, para quem puder, recomendo a passar uma noite, porque de facto é incrível! É o Hotel Coqui Coqui, fica perto das ruínas e é muito bonito.






Voltámos para o nosso Una Vida Tulum Hotel (vejam o post aqui), fizemos piscina mais um bocadinho e depois fomos jantar ao ARCA. Restaurante muito bom mas demasiado gourmet (pouca comida) 😂 À parte disso, é sem dúvida uma experiência que recomendo. A comida é preparada essencialmente no forno com uso de ingredientes das Américas e muitos peixes e frutos do mar. É divinal e fica cerca de 30€ por pessoa.




Para quem só está a acompanhar a viagem a partir de agora, podem ler o artigo sobre o dia 2 (Chichén Itzá, Las Coloradas e Valladolid) aqui.

Também poderá gostar

Sem comentários

Deixe um comentário