Com o Verão a pôr-se a caminho, já estamos a sonhar com uma pele linda, dourada e bronzeada. Certo? Este é capaz de ser um sentimento comum, especialmente por estarmos confinados em casa e a verdade é que existem alguns truques que nos ajudam a acelerar e manter o bronzeado, os quais hoje vamos aqui partilhar convosco, depois de já termos partilhado no Instagram.
Para nos dar ajudar a resolver este problema, as marcas têm investido em produtos que ajudam a acelerar e manter o bronzeado, sejam eles aceleradores, hidratantes, autobronzeadores ou até suplementos que prometem deixar a pele mais morena, com uma cor que não o pálido. Todos os anos recorro a este tipo de produtos, vou variando, não sou fiel a apenas uma marca. Sei que os sprays são mais rápidos de aplicar e isso, por vezes, é uma grande vantagem para quem anda sempre nas correrias do di-a-dia; as toalhitas são mais fáceis de secar; e o gel ajuda num bronzeado mais intenso, sendo melhor para zonas menos extensas.
Autobronzeadores em 3 formatos diferentes:
Avene Solar Autobronzeador Gel:
Importante referir que esta sugestão não protege contra o sol. É um autobronzeador que tem um toque acetinado para o corpo e para o rosto. A sua textura é dourada e luminosa, sendo fácil de espalhar e deixando a pele macia, hidratada e delicadamente perfumada.

Comodynes Luva Autobronzeadora:
A luva corporal garante-nos um resultado uniforme, inclusive nas zonas de aplicação mais difíceis, como os joelhos. Cada luva contém a dose necessária para bronzear todo o corpo.

Em formato spray, autrobronzeia o rosto e o corpo de de forma gradual, em 24h. Ideal para prolongar o bronzeado, contribui para uma cor uniforme e natural e é indicado para pele clara e sensível (adaptado à pele com vitiligo – perda de pigmentação natural da pele).

Photoderm Bioderma Spray Autobronzeador:
De secagem rápida, este autobronzeador é ideal para rosto e corpo, sendo que garante um bronzeado natural e uniforme, de forma gradual. É também adequado para peles mais sensíveis e intolerantes ao sol.

Suplementos:
Photoderm Bioderma Cápsulas Bronzeadoras
Indicadas para o cuidado da pele sensível e intolerante ao sol, estas cápsulas nutritivas são compostas por ingredientes protectores, antioxidantes, bronzeadores e antienvelhecimento. Este suplemento alimentar dá à pele tudo o que esta precisa para se manter saudável e bonita durante e após a exposição solar.
Além de preparar a pele para o sol, também activa e prolonga o bronzeado, previne o fotoenvelhecimento e as fotodermatoses, ao mesmo tempo que forma uma barreira protectora contra os radicais livres (poluição, tabaco, stress). Portanto, ficam com uma pele nutrida, calma e protegida, com um bronzeado dourado, uniforme e duradouro.

Outra proposta de suplemento alimentar, este com VitAox Ultra que ajuda a preparar a pele para a exposição solar. A fórmula contém antioxidantes, carotenóides e vitamina D que vão proteger a pele e e aumentar progressivamente o seu tom. Os componentes ajudam também a combater os radicias livres que provocam o envelhecimento da pele e protegem-na dos danos provados exposição solar.

Este suplemento em cápsulas propõe-se a preservar as defesas cutâneas para obter uma pele mais activa contra as agressões, além de proteger e reparar o ADN das células para prevenir o cancro cutâneo, neutralizar os radicais livres e evitar o fotoenvelheciemnto cutâneo. A toma das cápsulas permite ainda triplicar a resistência da pele ao sol e fortalece-a frente a vermelhidões e queimaduras, dando ao organismo a quantidade diária recomendada de vitamina D para manter os ossos fortes e sãos.
Indicado para a fotoimunoproteção diária em indivíduos com sensibilidade extrema à radiação solar (fotodermatoses, tratamentos com fármacos fotosensibilizantes e/ou imunossupressores, técnicas dermocosméticas, hiperpigmentações, coadjuvante em fototerapia).

Além destes produtos, podes ajudar a estimular o bronzeado com alguns truques simples e económicos que, além da cor, ajudam a nutrir a pele e protegem-na do envelhecimento precoce:
- Comer alimentos ricos em beta-carotenos:
Os beta-carotenos, de forma muito redutora, têm a capacidade de escurecer a cor da nossa pele, por ajudarem na produção de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele. Isto quer dizer que quando ingeres boas quantidade destes nutrientes, que se encontram nos alimentos de cor laranja e vermelha, o excesso de carotenóides ficam armazenados nas células de gordura, simulando um bronzeado. Além disso, ajudam a prevenir rugas, através da neutralização dos radicais livres.
Portanto, a dica é apostarem em comer mais cenoura, batata doce (laranja), abóbora, manga, papaia, beterraba, laranja, tomate e pimentos (amarelo, vermelho, laranja). Quanto mais forte e colorido for o alimento, melhor será! Claro que tudo em demasia faz-nos mal e aqui podes desenvolver uma condição a que chamam de “carotenemia”, que é uma coloração amarelada na pele , principalmente palmas das mãos e dos pés. Tudo regrado é o ideal, há que encontrar o equilíbrio.
- Fazer uma esfoliação natural:
A nossa epiderme é composta por milhões de células que se encontram já mortas e, se não forem removidas, a pele fica mais áspera e o bronzeado não será tão homogéneo, uma vez que as zonas mais ásperas tendem a atrair e conter mais cor. Portanto, é muito importante que faças uma boa esfoliação uns dias antes de apanhares sol.

Nunca é demais referir que a exposição solar em excesso pode causar sérios problemas na nossa pele, como manchas, rugas e até cancro de pele. Portanto, nenhuma destas sugestões substitui a aplicação de um bom protector solar, essencialmente quando a exposição solar for por mais de 30 minutos.
1 Comentário
Obrigada pelas dicas. Vou aproveitar!