Fashion & Beauty

Calor inimigo das pernas torneadas e saudáveis

Julho 13, 2020

Desde finais de Maio que o calor tem apertado (finalmente!) e, bem sabemos, muitas são as mulheres que se queixam da retenção de líquidos. Portanto, vou tentar ajudar-vos nesta questão importante que é o alívio da sensação de pernas inchadas e cansadas.

Caracterizada pela acumulação excessiva de água no nosso organismo, que conduz ao inchaço, a retenção de líquidos pode ter origem nos nossos erros alimentares, nas alterações hormonais ou mesmo na má circulação. Sabe-se que afecta maioritariamente as mulheres, mas factores como a falta de exercício físico, ingestão excessiva de sal, carência de algumas vitaminas, ou a hereditariedade podem também contribuir para agravar este problema. E como é que isto acontece? Os líquidos que saem dos vasos sanguíneos vão-se acumulando no tecido subcutâneo, sobretudo nas pernas, tornozelos, pés, mãos e abdómen, provocando o edema. A sensação de pernas pesadas é outro sintoma desta condição. Se costumam sofrer deste ‘mal’, além de beberem muita água, partilho convosco algumas dicas, a saber:

  • Prática de atividade física: o exercício físico é altamente benéfico para a saúde em geral e para a circulação sanguínea em particular. De entre as opções, há desportos privilegiados, como: marcha/caminhada, dança, ciclismo, escalada e ginástica.
  • Ajustes na alimentação: excesso de peso pode acentuar a sensação de pernas pesadas e até mesmo levar ao desenvolvimento de veias varicosas. Evitem, sempre que possível, alguns alimentos que estimulam o congestionamento venoso como as especiarias, o álcool, o café e o chá. O ideal é focarem-se numa dieta variada e equilibrada que inclua frutas e legumes, peixe, carne e ovos, carboidratos e, muito importante, beber muita água. Além disso, devem limitar o consumo de gorduras, sal e alimentos com alto teor de açúcar. Em casa, ao confeccionarem as refeições podem trocar o sal pelas ervas aromáticas, por exemplo.
  • Massagem de pernas: desde os tornozelos até às coxas, mantendo as pernas no ar por forma a estimular o retorno venoso. O simples gesto diário de caminhar também é considerado um bom complemento das massagens. Ao caminhar, o sangue é empurrado em direcção ao coração, pressionando as veias no arco do pé e estimulando as contrações musculares nos gémeos, agindo como uma verdadeira bomba. Além de ajudar a emagrecer, aumenta a sensação de bem-estar e deixa as pernas mais bonitas e saudáveis.

Se pretenderem saber mais, podem ainda ler (ou reler) este artigo sobre o tema, onde abordamos alguns sintomas, factores de risco e bons hábitos a estabelecer. Lembrem-se que é importante prevenir e ‘atacar’ o problema logo aos primeiros sintomas, sendo que podem consultar ainda mais informações aqui. Não deixem também de consultar o vosso médico para prevenirem a evolução de todos estes sinais e sintomas, pelo bem da vossa saúde!

Também poderá gostar

Sem comentários

Deixe um comentário