O Ammar fica em Matosinhos e oferece-nos duas salas em tons de verde e azul a fazer recordar um refúgio de praia. Para além de uma maravilha que só vão descobrir se abrirem o post, o restaurante tem também uma zona lounge com esplanada, em que as paredes e os tectos são amovíveis para que, no Verão, seja recolhida e, no Inverno, guarde o calor da lareira lá instalada. Um tesouro aqui tão perto, dizemos nós!
Foi inaugurado em Julho de 2016 e é nele que Matilde Silva retrata a sua paixão pela gastronomia.
O chef é Pedro Silva e, conjuntamente, dedicam-se em exclusivo a este projecto.
O Ammar é composto por duas salas. A do rés-do-chão tem vista para a cozinha e toda a decoração foi idealizada por Matilde e Pedro. A sala do primeiro piso é indicada para jantares de grupo, que certamente consolarão a vista com uma paisagem arrebatadora sobre o mar e a praia de Leça. π
Não funciona à hora de almoço (excepto aos Domingos), funcionando apenas a partir das 15h e mantendo-se até depois da meia-noite.
Durante a tarde, podem servir-se de alguns snacks e refeições mais simples como saladas,hambúrgueres, pastas frescas e sobremesas.
Chegada a hora bendita do jantar, apresentam uma carta curta, bem elaborada, com foco no detalhe e na qual a criatividade marca forte presença. A esta carta peculiar juntam uma secção repleta de cocktails tradicionais e de autor.
E é isto que faz do Ammar um restaurante especial. Durante a tarde instala-se por lá um ambiente descontraído e familiar com uma proposta alargada de petiscos e cocktails. A noite traz consigo um ambiente mais clássico e intimista, ao qual se alia uma cozinha que evoca os cinco sentidos!
A partir de Fevereiro, o restaurante vai abrir também ao almoço, de Terça a Sexta-feira! π
Vai haver um Menu executivo (couvert, sopa, prato principal, mini sobremesa, café e copo de vinho ou refrigerante) por €12,50.
Couvert (manteiga cabra, avelã e azeitona), azeite Premium Covela, selecção de enchidos e polvo com molho de pimentos
Petingas fritas penduradas no barco com um anzol acompanhadas de tostas com coulis de pimento
Ovos rotos com espargos e cogumelos
Espetada do Mar
Raviolis de pasta fresca com orelha de porco fumada a lenha
American Black Angus (vazia com batata rendada e chouriço porco Bisaro, aioli de açafrão e gengibre e salada)
Perna de cabrito de leite confitada com migas de feijão encarnado, batata saúte e molho de cordeiro
A sobremesa foi uma estreia que entrará na carta em Fevereiro: chocolate branco e maracujá com frutos exóticos e sorvete de manga
A sala intimista, em tons de azul, eleva-se a cinco metros de altura e tem capacidade para sete pessoas. De tão linda e privada que é, quase nos faltam as palavras para a descrever, mas vamos tentar. Trata-se de uma esfera branca forrada com tecido azul aveludado, que oferece uma vista única sobre o mar e nos faz lembrar a cabine de um navio. Esta é a divisão mais exclusiva do Ammar e é incrível! A próxima experiência terá de ser aqui! π
Para esta sala é necessário fazer reserva, com um custo de 45€.
Para se “Ammar”, fica aqui a nossa sugestão de fim-de-semana!
Onde fica? Rua de Fuzelhas, nº 5. Leça da Palmeira (Matosinhos)
2 Comentários
Abriram-me o apetite! Vou experimentar e depois dou notícias
Boa, Joana! π Vais adorar.
Beijinhos