Com o fim-de-semana aí à porta e porque não queremos que vos falte nada, reatamos a nossa rubrica sobre gastronomia. Hoje trazemos o novíssimo Fava Tonka, o restaurante com uma cozinha sazonal e orgânica, de matriz vegetariana. Curiosos?
Fica em Leça da Palmeira e está aberto ao público há pouco mais de um mês. Com um conceito profundamente inspirado na Natureza, o espaço é dirigido por Ricardo Rodrigues e pelo Chef Nuno Castro, também responsáveis pelo Terminal 4450, Sushiaria e Esquina do Avesso. Aqui assumem que não se pretende recriar pratos vegetarianos. A ideia é privilegiar aquilo que é sazonal e local e, a partir desses ingredientes, construir receitas novas, que fazem as delícias até dos mais cépticos! Os clientes são, por isso, convidados a pedirem vários pratos para se dividir entre duas ou mais pessoas, sendo que as opções vão desde os ovolactovegetarianos, veganos até aos sem glúten.
No Fava Tonka valoriza-se tudo aquilo que é nacional, uma das excepções é o queijo stilton, e os pequenos produtores assumem um papel de destaque. Por exemplo, o pão artesanal é amassado em Matosinhos, o azeite vem de Vila Real, o café Flor da Selva é torrado a lenha em Lisboa e até os vinhos são biodinâmicos e naturais. Para quem não aprecia vinho, há a sangria e as infusões.
Os sabores assentam numa bonita louça feita à mão pela Cerâmica Artística Vale do Neiva, que nos roubou o coração. E, pronto, esta é a nossa sugestão para o fim-de-semana que agora começa. Deliciem-se!
Onde fica? Rua Santa Catarina, 86. Leça da Palmeira
Sem comentários