Entre casinhas coloridas, sargaço e maresia encontramos a Casa da Guripa majestosamente plantada à beira mar. Fica em Matosinhos, na Praia de Angeiras, e são conhecidos pelas tapas e pelos petiscos. E como diz o ditado: quem não arrisca não petisca! Vamos conhecer?
A localização de excelência, o atendimento primoroso e o excelente sabor dos petiscos são a fórmula correcta e a justificação do sucesso. Fomos à Casa da Guripa e comprovamos o que por aí andávamos a ler… A maravilha das maravilhas mora ali para os lados de Angeiras.
Foi preciso irmos atentas e de olhos bem abertos para darmos com o local. Se conhecem Angeiras, fica mais fácil. A Casa da Guripa fica perto do Mercado Municipal e é fácil de identificar graças às suas portadas azuis e fachada branca.
No centro da comunidade piscatória de Angeiras, Manuela e Marco recuperaram a casa – outrora de um família rica do Porto – e abriram um espaço de degustação com vistas privilegiadas sobre o Atlântico, em Julho do ano passado. O nome surgiu pela proximidade ao ponto de vigilância costeira, a Guarita – popularmente conhecida como a Guripa. O sabor dos petiscos e das tapas é da responsabilidade do chef Helder Rego, que tanto nos pode sugerir gambas em tempura, ameijoa à bulhão pato, crepes de alheira com requeijão, como também deliciosas cataplanas de peixe e marisco, arroz do mar e paella mista. Basta irmos com os sentidos predispostos à descoberta!
A Casa é composta por três pisos. No primeiro podemos petiscar e comer umas tapas, num ambiente informal semelhante a um bar.
Se subirmos, damos de caras com a sala principal: tem capacidade para 35 pessoas e nela tudo é perfeito, desde a música ambiente, passando pela luz intimista, até à conjugação de cores.
Se continuarmos a subir temos uma salinha mais reservada ideal para grupos de até dez pessoas, com um pequeno terraço que, no Verão, deve fazer as maravilhas dos fumadores.
A Primavera não anda simpática, mas nós por cá garantimos que é muito agradável desfrutar de um entardecer (mesmo que cinzento!) na sala bastante familiar do primeiro andar com o olhar posto na praia dos pescadores.
Ficamos tão envolvidas com o espaço que deixamos o nosso jantar ao critério da Manuela, a mentora. Pois então atentem bem ao que nos reservaram e, no fim, deliciem-se com as imagens.
Crepes de alheira com requeijão
Gambas em tempura e peixinhos da horta com maionese
Polvo à galega
Prego à Guripa com queijo da Ilha em pão do caco acompanhado de batatas chips
E para molhar o bico prepararam-nos um jarro de sangria de espumante com morangos!
Na verdade, já não havia muito espaço para sobremesa, mas não resistimos ao pudim de laranja e ao delicioso bolo de chocolate com morangos.
Se apreciam menus vegetarianos, na Casa da Guripa também abarcam essas opções. No fundo, trata-se de uma fusão de vários estilos, de diferentes cozinhas. Não têm um público-alvo definido, porque simplesmente reparam que recebem visitantes de todas as idades. Os filhos levam os pais, os pais levam os amigos, os amigos levam os filhos e, no fim, é tudo com “barriga cheia, pé na areia”! Quanto a nós, adoramos a vila pitoresca tipicamente de pescadores. Adoramos a simpatia do staff e em especial da Manuela. Adoramos o ambiente singular.
Há mar e mar, há ir e voltar! E nós certamente voltaremos num dia mais solarengo para assistirmos ao pôr-do-sol a partir deste bonito camarote.
Quem não for à Guripa é um ovo podre!
Onde fica? Travessa de Angeiras, 20 (na Praia de Angeiras – Lavra). Matosinhos
4 Comentários
Para quando um post sobre as melhores sugestões para visitar o Porto num fim de semana.
Beijos
Estamos a trabalhar nisso. Muito obrigada pela sugestão, Isabel!
Beijinhos,
Eduarda e Mariana
Olá! Preço médio? Obrigada óptimo post!
Olá, Sara!
O preço médio depende sempre daquilo por que optar, mas por exemplo se a Sara escolher uma refeição de tapas e petiscos o preço médio ronda os 18 a 20€ por pessoa. Se optar por peixe (grelhado ou cataplana), esse preço médio poderá subir um pouco.
De qualquer maneira, compensa sempre, quer pela excelente qualidade, quer pela amabilidade das pessoas que fazem a Casa da Guripa! Recomendadíssimo!
Beijinhos,
Eduarda e Mariana