Se no Brasil o Carnaval é uma mistura de samba e muito calor, em Portugal temos as sátiras sociais e as matrafonas a bailar junto dos bonecos gigantes (também conhecidos por “cabeçudos”). E é hoje a grande noite, vamos festejar?
Um pouco por todo o país, os Carnavais vêm alegrar o nosso Inverno chuvoso. O mais famoso de Portugal é mesmo o de Torres Vedras, conhecido como o mais português de todos pelo facto de conservar as suas tradições sem copiar outros países. Fiel às suas origens, esta é uma festa conhecido pelas suas matrafonas e pelos cabeçudos.
Cá no Norte, temos o Carnaval de Vila Nova de Famalicão que recebe inúmeros foliões por ser cada vez mais popular. Faz-se com a participação livre das pessoas que saem à rua vestidas a preceito e festejam o tradicional Entrudo português. Hoje a noite é de festa, sendo que a partir das 21h30 o centro vai ser invadido por trupes e figuras que contagiam a multidão.
Também muito popular é o Carnaval dos Caretos, em Bragança, com os seus trajes tradicionais compostos por máscaras e cores vivas. Entre Sábado e Terça, os foliões contam com uma grande variedade de produtos locais, música e artesanato naquele que é conhecido como o Carnaval mais mascarado de Portugal.
Já em Macedo de Cavaleiros, os Caretos de Podence são cabeça de cartaz do Entrudo Chocalheiro. Estes Caretos têm a árdua tarefa de cumprir o ritual da fertilidade de “chocalhar” as raparigas solteiras, mas acrescentam-se outras actividades como a ronda das tabernas, o raid fotográfico, os passeios pedestre e de burro, o workshop de máscaras ou os pregões casamenteiros.
Mais abaixo, em Ovar, a Noite Mágica acontece hoje e conta com um vários pontos de festa espalhados pela cidade para responder à solicitação dos milhares de foliões de todo o país.
No Algarve, em Loulé, a festa promete, uma vez que o Carnaval celebra 110 anos naquela cidade. E, na Madeira, a festa começa com os assaltos de Carnaval, nos quais as pessoas assaltam as casas dos amigos e família para comer doces tradicionais. As festividades continuam com uma noite travesti e seguem-se dias de muita festa e muita alegria, sempre com sátiras sociais e políticas!
Portanto, festa não falta. Haja disposição e vontade de vencer esta chuva!
Sem comentários