Lifestyle Restaurantes

Tenra Steakhouse: sigam esta sugestão ou estão feitos ao bife!

Fevereiro 19, 2016
Tenra Steakhouse

Tenra. É a nova steakhouse tradicional que fica na Rua da Picaria, que também poderia chamar-se de Rua da “Pecadoria” (caso a palavra existisse), dado o número de espaços gastronómicos de excelência.  Se não resistem a um bom e suculento naco de carne, este é o espaço perfeito para visitar este fim-de-semana, onde a carne é a estrela da casa, mas há mais. 

Abriu em Janeiro e já mereceu a nossa visita. O projecto nasceu da vontade e engenho de dois irmãos, o João e o Armando Oliveira (proprietários do Baixa Burguer), juntamente com Roberto Gonçalves. O homem que dita as ordens na cozinha é o chef Pedro Braga, formado na escola de culinária “Le Cordon Bleu”e que colaborou já no restaurante Pedro Lemos e no Reitoria.

Entrando, percebemos que o ambiente é calmo, sofisticado e sedutor com luzes suaves e o devido espaço entre as mesas, conferindo um certo grau de privacidade. Ao centro há um bar com “cocktails de autor” e nas vitrines estão os vinhos disponíveis.
tenra steakhouse

tenra steakhouse

No espaço, a mais famosa das carnes é a da raça Wagyu, proveniente da região japonesa de Kobe, por ser considerada a mais tenra do mundo. Mas há também a carne galega, com origem no Douro e Minho, e a de Black Angus, de sabor mais ligeiro e da raça de bovinos do nordeste da Escócia. Há algo em comum entre as carnes da carta: para além da qualidade, todas são preparadas na grelha do forno Josper, a carvão vegetal, para ganharem o desejado sabor a fumo e servidas após descanso.

A elevada qualidade das carnes dispensa molhos, sendo que o ideal é serem temperadas apenas com sal grosso marinho. Apesar disso, há na mesma duas opções na carta – bearnes e de trufa, mais não seja para adicionar às batatas. 😉
Tenra
Os acompanhamentos para cada corte ficam ao critério do cliente: há raiz de aipo caramelizada, gratin de batata doce, brócolos, batata esmagada com cebolinho e chalota, entre outras opções, sendo que todas são simples para não tirarem o protagonismo à estrela da casa.

Como foi a nossa primeira vez na casa, aceitámos as sugestões do staff que é bastante prestável e atencioso para com os convidados. Para entradas veio o couvert (com manteiga de cabra, vaca e ovelha) e o caranguejo de casca mole frito em tempura e acompanhado de maionese de abacate.tenra steakhouse

tenra steakhouse

Para não arriscar demasiado, o prato principal foi a carne galega com o molho bearnes já que a famosa carne de Wangu tem um sabor mais intenso. Portanto, fica para uma próxima visita ao espaço.
Para acompanhar a refeição, veio a batata fita, gratin de batata doce e cenoura caramelizada. Tudo delicioso! tenra steakhouse

E para terminar em beleza, fomos pelos caminhos do chocolate… Chegou-nos à mesa um divinal ganache com crumble de amendoim.Tenra

Caso não pretendam passar no Tenra durante o fim-de-semana, o restaurante disponibiliza um menu de almoço por 15€ com sopa, um prato à escolha entre três de carne e um de peixe, sobremesa, bebida e café.

Onde fica? Rua da Picaria, 12 (Baixa). Porto

Também poderá gostar

Sem comentários

Deixe um comentário