América do Sul Viagens

Relatos do Rio de Janeiro #5 – Centro histórico e Lapa

Maio 10, 2016

Hoje foi dia de fazer uma free walking tour de três horas pelo centro histórico do Rio de Janeiro. Os guias “Amarelinhos” da Cinelândia (como são conhecidos) levam-nos a descobrir lugares turísticos do centro como a Catedral Metropolitana, a deliciosa Confeitaria Colombo, a escadaria Selarón, os Arcos da Lapa e muito mais! E porque o Brasil não é só futebol, praia e caipirinha, vamos conhecer um pouco da história do Rio?  🙂

O ponto de encontro é em frente ao Teatro Municipal. Partimos às 9h30 com um grupo muito animado, liderado pelo guia José (carismático e bastante informado), que nos contou a história dos sítios pelos quais íamos passando.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Rio de JaneiroAprendemos sobre a formação da cultura e do povo brasileiro. Tivemos tempo de fotografar os locais com calma. Tudo isto de forma informal, divertida e com muita interacção! As visitas estão disponíveis em três línguas: português, espanhol e inglês.

A Catedral Metropolitana, que já recebeu o Papa João Paulo II e o Papa Francisco, é motivo de polémica entre o povo brasileiro pelo facto de a infraestrutura ser demasiado diferente, parece um cone.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Catedral
Rio de Janeiro
A Confeitaria Colombo faz parte da história do Rio, é património cultural e artístico da cidade. Foi fundada em 1894 e é uma das casas comerciais mais respeitadas do país. O edifício é lindíssimo, desde a fachada antiga até ao salão térreo e ao superior!
Confeitaria Colombo
Confeitaria Colombo
Confeitaria Colombo
Confeitaria Colombo

Sobre a escadaria Selarónaqui falámos. O local tem uma história ímpar de dedicação por parte de um artista chileno radicado no Brasil: Jorge Selarón. O passeio incluiu também uma visita aos Arcos da Lapa, com a sua arquitectura peculiar.
Lapa
Lapa
Lapa
Lapa
Lapa
Lapa
Lapa
O passeio termina na Praça XV, sendo que o nome da praça é em homenagem ao dia da Proclamação da República. É um dos locais mais antigos do Rio, já foi o principal porto de desembarque dos governadores dos tempos coloniais.

Localizada na Praça XV está a Igreja do Carmo, no seu estilo rococó. Segundo o nosso guia, o interior desta igreja guarda ainda os resíduos mortais de Pedro Álvares Cabral.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Tal como em outras cidades, o passeio é gratuito, mas no final devemos gratificar o guia (que é voluntário!) com o valor que acharmos justo. Podem saber mais sobre estas visitas aqui.

Totalmente recomendado para quem vai ao Rio de Janeiro! 🙂

Também poderá gostar

2 Comentários

  • Reply Inês Maio 12, 2016 at 7:52 pm

    Ola :))

    Podes dizer-me de onde são os teus calções? Calçado ZARA certo?

    Obrigada, boa viagem, beijinho

    • Reply Double Trouble Maio 12, 2016 at 10:27 pm

      Olá Inês!!
      Ora bem os calções de ganga, o calçado e o top são da pull and Bear !

      Beijinhos!

    Deixe um comentário