Lifestyle Restaurantes

Puro 4050, o mozzarella bar que vais querer provar!

Setembro 2, 2016
Puro 4050

Não há muitos. É difícil encontrarmos um mozzarella bar, seja aqui, seja lá fora. Mas o Porto tem o Puro 4050, aberto desde Maio, que foi buscar a essência do conceito à região de Campania e à bela Costa Amalfitana (Itália).

Só por aqui (achamos nós!),  já prendemos a vossa atenção, certo? Vamos lá então provar as iguarias puras da cozinha regida pela chef Sara Oliveira.

Fica perto da Ribeira do Porto, no agitado e turístico Largo de São Domingos.
Puro 4050Na cozinha do Puro 4050 não há fritadeira à vista. A lista faz-se à base de comida mediterrânica, assente em saladas frescas, focaccias, risottos, massas, charcutaria de alta qualidade e, sobretudo, em mozzarelas vindas de Nápoles. O conceito bebeu inspiração numa viagem a Itália, mais concretamente à Campania, uma das regiões onde se produz mozzarellas. Em Portugal, foi posto em prática pelos três sócio do projecto: Inês, Luís e Pedro.

Puro 4050 O chef Luís Américo, um dos sócios, idealizou a cozinha como sendo um espaço aberto

Começando pelo espaço em si, que conquista assim que pomos o pé na soleira da porta…

A decoração é de estilo colonial, com traços familiares e à meia luz. Nasceu das mãos prendadas de Inês, que viveu alguns anos em São Tomé e Príncipe e trouxe para o Puro um bocadinho da sua história.
Puro 4050
Puro 4050
Puro 4050Decoradora improvisada, assume-se auto-didacta, com especial gosto pela decoração e o resultado está lá para quem quiser avaliar: são dois pisos esteticamente agradáveis, com destaque para a sala subtérrea e comunitária (onde fica o WC), em que montaram um cenário colonial com retratos de antepassados e algumas preciosidades. Parece que estamos verdadeiramente num filme antigo, rodeadas de madeira, velas e velharias encantadoras.
Puro 4050
Puro 4050
Puro 4050
Puro 4050(A propósito do WC, é giro ver que seguiram à risca aquilo que se diz sobre as mulheres, que vão sempre aos pares. Resultado? Um WC feminino com duas sanitas. 🙂 Adoramos o pormenor!)

Antes de ali existir o Puro, o espaço acolhia uma drogaria e foi daí que aproveitaram vários móveis e estantes que servem agora de decoração do novo spot portuense.

Para além da esplanada exterior, há uma pequena esplanada coberta, nas traseiras, onde fizemos questão de ficar por ser tão bonita e acolhedora. O Puro é mesmo um lugar para comer e estar de tão agradável que é! Enquanto os pratos não chegavam, ficámos ali a apreciar cada pormenor, cada detalhe…!
Puro 4050
Puro 4050
Puro 4050Partindo para a comida…

Conseguem imaginar um sítio onde é possível fazer centenas de combinações com mozzarella de búfala italiana? É no Puro 4050, assim muito resumidamente.

A mozzarella, que vem todas as semanas directamente de Itália, existe em diferentes variedades – desde a fumada à burrata, da afumicata à bocconcini, ou simplesmente normal – e pode estar em vários pratos: com presunto, com carnes, com legumes, com húmus, entre muitas outras opções. Em caso de dúvida, sigam as sugestões da chef Sara e do chef Luís Américo presentes na carta.

A ideia é que cada um crie o seu próprio menu, partindo das mozarellas. Se chegarem ao fim da “brincadeira” e não tiverem muita fome podem partilhar alguns pratos, tal como aconselha a carta.

De Itália vêm também a manteiga de búfala servida como couvert, a charcutaria (presunto, mortadela, coppa, bresaola) e o enorme parmigiano que está no balcão à vista de quem quiser espreitar.

Foi difícil decidir, é certo, mas lá mandamos vir três pratos para dividir: uma deliciosa e crocante focaccia de pizza de cogumelos, um risotto de cogumelos e ricotta cremosa que estava qualquer coisa de muito, muito bom e secretos de porco preto acompanhados de batata a murro que vinham com um molho secreto altamente gostoso!

Puro 4050Mozzarella de búfala com flor de sal servida como entrada
Puro 4050Focaccia de pizza de cogumelos super estaladiça, altamente recomendada!
Puro 4050Saboroso risotto de cogumelos e ricotta cremosa, também uma excelente opção!
Puro 4050Secretos de porco preto acompanhados de batata a murro, cujo molho é viciante (tenham cuidado!)

As sobremesas são quase todas de inspiração italiana, excepto a gelatina de laranja em casca de laranja que foi repescada à infância saudosa de Inês. Nós, depois de muita discussão (saudável, claro!), decidimos optar pelo salame de chocolate com amaretti.
Puro 4050Puro 4050 é agora o “irmão mais novo” do projecto já bastante implementado na cidade: o Cantina 32, a poucos passos dali, na Rua das Flores, esse mais dedicado a petiscos portugueses.

Ficamos bastante curiosas com o logótipo – um escaravelho – e prontamente colocamos a questão. Simpaticamente explicaram-nos que a escolha do escaravelho deve-se a três motivos:

  1. é um animal puro e daí fazer jus ao nome do restaurante
  2. na mitologia grega, o escaravelho era sinal de sorte e de renovação
  3. quantos logótipos de restaurantes vos vem à cabeça quando pensam no assunto? Quiseram marcar diferença por aí, recorrendo a uma imagem marcante e chamativa

O restaurante é “Puro” por ir buscar as recordações da infância e a essência italiana e é “4050” por esse ser o código postal do sítio que o acolhe.

Portanto, se não sabem onde ir este fim-de-semana sigam esta nossa sugestão. Não vos vai falhar!
Puro 4050Onde fica? Largo de São Domingos, 84. Porto (Baixa)

Também poderá gostar

6 Comentários

  • Reply Teresa Lameiras Setembro 2, 2016 at 2:33 pm

    Só de ver apetece-me ir la já amanhã. Estão a abrir demasiados espaço no Porto, mas este realmente parece-me diferente dos outros. Gostei!

    Obrigada pela dica!!!

    • Reply Double Trouble Setembro 3, 2016 at 11:42 am

      Obrigada, Teresa. Este é mesmo obrigatório. 🙂

  • Reply ANA lUISA PINHO Setembro 2, 2016 at 3:51 pm

    Adoro sugestão meninas, muitos parabéns pelo blog!

  • Reply Anabela sá Setembro 7, 2016 at 1:20 pm

    ESTIVE LA ESTA SEMANA E ADOREI, SUGIRO QUE EXPERIMENTEM O CANTINA 32. CONTINUEM O BOM TRABALHO.

    • Reply Double Trouble Setembro 8, 2016 at 9:04 am

      Obrigada, Anabela!
      Sim, é nosso intuito agora provar os sabores do Cantina 32! 🙂 Obrigada!

      Beijinhos,
      Eduarda e Mariana

    Deixe um comentário